O que significa a fase de aprendizado nos anúncios do Instagram?

O que significa a fase de aprendizado nos anúncios do Instagram?

A abordagem humana normal para aprender algo é tentar, descobrir que você não é bom nisso, tentar de uma maneira diferente e, eventualmente, entender. As máquinas não são diferentes de nós nesse aspecto. Toda vez que você veicula um anúncio no Instagram, o Facebook passa por um processo de aprendizado para descobrir a melhor maneira de exibir seus anúncios. E isso é, em resumo, o que significa uma fase de aprendizado.

Ao veicular anúncios no Instagram, há um momento em que tudo parece instável — os custos disparam, os resultados oscilam e nada parece previsível. Essa é a fase de aprendizado. Não é um problema. É simplesmente o sistema coletando dados para poder exibir seus anúncios para as pessoas certas com o menor custo possível.

A maioria dos anunciantes se preocupa durante essa fase e acaba fazendo ajustes que os levam de volta à estaca zero. Vamos analisar como a fase de aprendizado funciona na prática em 2025, por que ela é importante e o que você deve fazer para superá-la mais rapidamente.

O que é, de fato, a fase de aprendizagem?

Quando um conjunto de anúncios é publicado, o sistema de veiculação do Instagram tem uma função: descobrir quem tem maior probabilidade de realizar a ação para a qual você está otimizando. Essa ação pode ser uma compra, um lead, uma adição ao carrinho, uma visualização de página de destino ou qualquer outro evento de conversão.

Durante a fase de aprendizagem, o sistema:

  • Testa diferentes segmentos de público
  • Experimentos com colocações
  • Estudos sobre padrões de engajamento precoce
  • Identifica quem responde melhor
  • Otimiza os lances e a entrega.

Como ainda estamos em fase de testes, seu CPC, CPM e CPA podem parecer instáveis. Isso é normal. O algoritmo ainda não identificou seus compradores ideais.

Quando termina a fase de aprendizagem?

O Instagram geralmente precisa de cerca de 50 eventos de otimização em um período de sete dias para que um conjunto de anúncios saia da fase de aprendizado.

Esses “eventos” dependem do que você está otimizando:

  • Otimizando para compras → 50 compras
  • Otimizando para leads → 50 leads
  • Otimizando para adicionar ao carrinho → 50 adições ao carrinho

Assim que o sistema atinge esse limite, ele entende o suficiente sobre seu público para estabilizar o desempenho.

Por que você deve se preocupar com a fase de aprendizagem?

O Facebook utiliza exclusivamente o aprendizado de máquina para descobrir a melhor forma de entregar um anúncio específico ao público e obter o máximo de engajamento. Infelizmente, como nem todos os anúncios são criados iguais, alguns levam tempo para serem lançados, enquanto outros passam da fase de aprendizado rapidamente.

Mas por que as pessoas têm medo da fase de aprendizagem?

Porque durante a fase de aprendizado, os resultados e o custo médio por clique são geralmente menores do que na circulação regular. Cada dia é imprevisível: em alguns dias, seus anúncios podem atrair mais clientes, em outros, simplesmente não.

E a razão por trás disso é que o Facebook está testando diferentes posicionamentos, criativos e públicos. Como resultado, está tentando descobrir a combinação que funciona melhor. Embora algumas combinações possam gerar mais leads, outras podem não. 

Mas tenha em mente que essa dor de curto prazo pode trazer ganhos de longo prazo! 

Por quanto tempo seu anúncio ficará na fase de aprendizado?

Depende!

Alguns anúncios podem sair dessa fase em poucas semanas. Outros podem levar até uma semana. Os anúncios geralmente saem da fase de aprendizado assim que... atingir 50 conversões em um período de 7 dias.

Mas o verdadeiro problema é que seus anúncios podem retornar à fase de aprendizado a qualquer momento, depois de uma semana ou até mesmo um mês. Por que isso acontece? Isso acontece porque o Facebook detectou que você fez uma edição significativa no seu anúncio do Instagram e quer verificar tudo novamente com uma segunda fase de aprendizado.

Agora, isso pode ser bem exaustivo, porque você não só tem que passar por uma fase de aprendizado, mas também tem que gastar dinheiro com isso. 

Agora você sabe por que os anunciantes ficam irritados com as fases de aprendizagem. Mas existe uma maneira de contornar isso. Continue lendo para saber mais.

O que faz um anúncio voltar a ser relevante para o aprendizado?

É aqui que a maioria dos anunciantes trava. Você sai da fase de aprendizado... e de repente está de volta a ela.

Seu anúncio entra novamente na fase de aprendizado quando você faz grandes alterações, Tais como:

  • Alterar o público-alvo
  • Alterar a estratégia de posicionamento
  • Atualização do material criativo (nova imagem/vídeo)
  • Alterar o evento de otimização
  • Ajustar seu orçamento de forma muito drástica.
  • Editando a estratégia de licitação
  • Pausar e reiniciar um conjunto de anúncios

Algumas edições são inevitáveis, mas ajustes desnecessários atrasam a otimização.

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Por que estou de volta à fase de aprendizagem?

Agora que você saiu da fase de Aprendizagem, a última coisa que você quer é que seu anúncio volte. Para saber por que você voltou para a fase de Aprendizagem, confira o infográfico acima. Então, como evitar isso? Veja como:

1. Criando um novo anúncio ou criativo

Se você criou seu primeiro anúncio no Instagram e quer que ele pule completamente a fase de aprendizado, então não, você não pode.

Todos os novos anúncios devem passar pela fase de aprendizado para ajudar o Facebook a entender como eles se comportarão quando colocados em diferentes condições. Portanto, não há como contornar isso (e, sinceramente, você não deveria!).

2. Fez mudanças drásticas

Aqui está outro exemplo de quando os anúncios serão enviados para a fase de aprendizado. Isso acontece quando você faz mudanças grandes e drásticas no seu anúncio.

Mas o que é considerado uma mudança significativa? Alguns exemplos de tais mudanças são os seguintes:

  • A alteração de orçamento ou lance de mais de 20% (às vezes pode acontecer para valores menores).
  • Quaisquer alterações feitas na criação do seu anúncio. (Sim! Mesmo as pequenas.)
  • Auditoria do público-alvo para o seu anúncio
  • Escolher diferentes posicionamentos de anúncios
  • Alterando o objetivo final do seu anúncio, como Conscientização para Conversão e assim por diante.

Se você fez alguma dessas alterações, seu anúncio voltou ao confinamento exatamente por esse motivo.

Como fazer mudanças e ainda ficar fora da fase de aprendizagem?

Desde que você passou pela primeira fase de aprendizado, você tem desejado fazer uma mudança. E a mudança é tão importante que você praticamente não consegue parar de pensar nela. Mas como fazer isso sem fazer seu anúncio voltar à fase de aprendizado? Aqui estão algumas dicas úteis para ajudar você a navegar:

  1. Faça todas as alterações em um único lote para evitar ficar entrando e saindo da fase de aprendizagem.
  2. Com base na sua compreensão do público, faça alterações que gerem 50 conversões em 7 dias (pois é isso que tirará seu anúncio da fase de aprendizado). Dessa forma, mesmo que você entre na fase, sairá dela mais cedo.
  3. Tenha certeza de nunca pause o anúncio por um período prolongado.
  4. Tenha um orçamento e público suficientemente grandes, para que você possa atingir a meta de conversão sem problemas.

Dito isso, uma fase de aprendizagem bem-sucedida pode reduzir seu Custo por Aquisição (CPA) e melhorar seus resultados financeiros. Portanto, tente não evitar entrar na fase de aprendizagem para utilizar seu orçamento de forma eficiente.

Como posso tornar a fase de aprendizagem menos dolorosa?

Mesmo durante a fase de aprendizado, seu orçamento de anúncios é gasto. Embora em alguns dias os resultados sejam bons, em outros podem ser brutais. Para evitar gastar demais durante essa fase de aprendizado, aqui estão algumas dicas que você pode seguir.

1. Consolidar conjuntos de anúncios

Exibir vários anúncios simultaneamente pode reduzir suas chances de obter resultados precisos e rápidos. Para evitar que sua fase de aprendizado se estenda desnecessariamente, você pode considerar consolidar seus anúncios semelhantes. 

2. Agrupe suas edições

Embora seja tentador fazer edições assim que as vê, essa pode não ser uma opção sensata. Porque, quando você faz edições com frequência, seus anúncios entram e saem da fase de aprendizado. Para garantir que isso não aconteça, você pode anotá-las e fazer várias alterações de uma só vez.

3. Aloque orçamento e público suficientes

O objetivo é obter 50 conversões em um período de 7 dias para garantir que o anúncio saia da fase de aprendizado. E os dois principais parâmetros que determinam essa taxa de conversão são o orçamento alocado e o público-alvo selecionado. Com esses obstáculos superados, seu anúncio sairá da fase de aprendizado rapidamente.

Para garantir que seu anúncio tenha um orçamento adequado, aqui vai uma matemática simples para você:

Pegue seu CPA e multiplique-o por 50 para obter o número de conversões (ex.: 25 x 50 = 1250). Agora, divida-o por 7 para obter o número de dias em que essas conversões precisam ocorrer (ex.: 1250 / 7 = 178). Agora, aloque esse valor ou mais como seu orçamento diário para alcançar conversões mais cedo.

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O que é Aprendizagem Limitada?

Existe um cenário menos comum em que seu anúncio nunca sai da fase de aprendizado e é marcado como "Aprendizado Limitado". O que aconteceu aqui? 

Por algum motivo, o Facebook só conseguiu obter informações limitadas sobre a melhor forma de promover o seu anúncio. Isso pode ocorrer devido a vários fatores, como orçamento mais baixo ou um público supersegmentado. Nesses casos, deixar seus anúncios na fase de aprendizado pode não necessariamente gerar mais valor. Em alguns casos, o desempenho pode ser pior do que antes.

Isso geralmente acontece porque:

  • O público é muito pequeno.
  • O orçamento é muito baixo.
  • O evento de conversão é muito raro.
  • Você está veiculando muitos conjuntos de anúncios com orçamentos divididos.
  • O funil exige ações de alta intenção que não acontecem com frequência.

Para sair dessa situação, tente alocar um orçamento maior, ajustar anúncios e públicos super segmentados, tornando-os amplos, criando bons materiais criativos e assim por diante.

Como sair da fase de aprendizagem mais rapidamente?

Você não pode pular a fase de aprendizado, mas pode torná-la mais curta e eficiente com uma configuração inteligente.

1. Utilize um orçamento que esteja de acordo com seu objetivo.

Se o seu orçamento for muito pequeno para realizar 50 eventos por semana, a fase de aprendizado se arrastará indefinidamente.
Uma orientação simples:
Escolha um orçamento diário que seja realista e suficiente para o evento que você está otimizando.

2. Selecione eventos de conversão que realmente acontecem.

Se as compras são muito raras dentro do seu orçamento atual, comece com:

  • Adicionar ao Carrinho
  • Ver o conteúdo
  • Conduzir
  • Visualização da página inicial

Assim que você coletar dados suficientes e o desempenho se estabilizar, passe a focar em objetivos de conversão mais específicos.

3. Evite edições constantes

Toda grande mudança reinicia o aprendizado.
Planeje suas campanhas com cuidado suficiente para não sentir a necessidade de ajustá-las diariamente.

4. Utilize uma segmentação mais ampla (sem excesso de especificidade)

Públicos-alvo muito específicos dificultam o aprendizado porque o sistema não consegue encontrar conversões suficientes.
Mais abrangente não significa aleatório — significa dar ao algoritmo espaço para identificar seus compradores ideais.

5. Consolidar conjuntos de anúncios

Exibir muitos conjuntos de anúncios semelhantes dispersa seu orçamento e enfraquece o fluxo de dados.
Um conjunto de anúncios fortes funciona muito melhor do que cinco conjuntos fracos.

6. Use recursos criativos que gerem ações fortes e claras.

Bons criativos levam a eventos mais rápidos e consistentes, o que ajuda o sistema a aprender mais rapidamente.
Focar em:

  • Mensagens claras
  • Ganchos fortes
  • Design que prioriza o celular
  • Páginas de destino de carregamento rápido

Quanto mais pessoas se converterem cedo, mais cedo você sairá da fase de aprendizado.

Considerações Finais

Ao criando anúncios para InstagramÉ muito importante estar ciente dos amplos parâmetros de anúncios que o Facebook oferece. Com esse conhecimento, você poderá aproveitar ao máximo seu orçamento e, ao mesmo tempo, otimizar seus resultados.apiobtendo o máximo de benefícios.

Outro aspecto importante que precisa ser perfeito em um anúncio do Instagram é a criatividade. Porque, por mais visualmente focado que o Instagram seja, com uma criatividade ruim, seu anúncio não vai a lugar nenhum. Mesmo que você seja um craque em segmentação, com uma criatividade ruim, os resultados nunca virão.

Mas, felizmente, Predis AI torna a criação de um anúncio muito mais fácil. Tudo o que você precisa fazer é se cadastrar, enviar um prompt e baixar seu próprio anúncio em questão de segundos. Predis O AI também tem uma biblioteca de modelos para alguns de vocês que desejam uma experiência mais prática na criação de anúncios.

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FAQ:

1. O que é a fase de aprendizado nos anúncios do Instagram?

A fase de aprendizado no Instagram é iniciada após o upload de um novo anúncio ou quando uma atualização significativa é feita em um anúncio existente. É nessa fase que o sistema de veiculação de anúncios testa diversas combinações para encontrar as de melhor desempenho.

2. Quanto tempo dura uma fase de aprendizagem?

Normalmente, a fase de aprendizado dura de alguns dias a uma semana e depende do anúncio. Se o seu anúncio atingir 50 eventos de conversão em 7 dias, ele estará fora da fase de aprendizado.

3. Como sair mais rápido da fase de aprendizagem?

Para sair mais rápido da fase de aprendizado, você pode definir um orçamento suficiente, atingir um público maior e garantir que sua criação converta.


Escrito Por

Tanmay, cofundador da Predis.ai, é um empreendedor experiente com um histórico comprovado, tendo construído com sucesso duas empresas do zero. Um entusiasta de tecnologia de coração, um especialista em SaaS reconhecido e anos de experiência prática em alavancar a tecnologia para impulsionar o sucesso do marketing, Tanmay oferece insights inestimáveis ​​sobre como as marcas podem impulsionar sua presença digital, melhorar a produtividade e maximizar o ROI. Por que confiar em nós? Predis.ai é confiável para mais de um milhão de usuários e empresários no mundo todo, incluindo líderes do setor que confiam na produção e criatividade da nossa IA. Nossa plataforma é altamente avaliada em sites de avaliação e lojas de aplicativos, uma prova do valor real que ela oferece. Atualizamos constantemente nossa tecnologia e conteúdo para garantir que você receba a orientação mais precisa, atualizada e confiável sobre como alavancar a mídia social para o seu negócio.